Negalora, nada íntimo - Macaco Noturno

by - 15:09

"Negalora: Íntimo" não faz sentido. Mas, hoje com tudo que o movimento negro conquistou, com toda a sabedoria que muitos de nós adquirimos durante o tempo, com tudo que passamos ainda somos obrigados a lutar contra o racismo em todas as esferas de nossas vidas. TODAS ! Então, o que a Claudia Leitte ta fazendo é só mais um obstáculo na nossa vida, pretos e pretas.
Cláudia apareceu na mídia através do axé. Era considerada uma sucessora de Ivete Sangalo e toda a sua trajetória na Bahia. O axé é uma música que veio dos terreiros, é som de negro e de sua resistência, levou o surgimento de um novo tipo de carnaval : o carnaval com trio elétrico. Cantar axé, tocar axé era algo muito importante na Bahia. Até hoje é, mas a importância mudou para o lucro.
Então, Claudia veio do axé e depois que conseguiu certo sucesso com sua música e com sua beleza, resolveu investir na carreira internacional, fazer música em inglês, várias parcerias. Até ai, tudo certo. No entanto, ela errou feio com essa capa do novo  DVD.
Primeiro por que nenhuma loira é negra. Não no Brasil. Nosso racismo é pautado pela cor de nossa pele, depois de onde viemos e o que vestimos. Está atrelado com o tanto de melanina que você tem. Logo, Claudinha é branca. Mulher branca heterossexual que fez blackface.
Blackface foi um costume de pessoas brancas, no século XIX, de se pintarem de preto, marrom, para fingirem ser pessoas negras em peças de teatro onde o negro sempre era inferiorizado. Mesmo que o pai de Claudia fosse negro, ou a avó, ela não poderia fazer blackface porque blackface é um símbolo de racismo e de opressão branca em relação aos pretos. Não me diminua a uma cor de tinta, obrigada.
O maior problema de tudo isso é que esse DVD vai fazer um enorme sucesso, e ai a moda de ser preto, que já está no povo branco de maneira intensa, vai virar hit do ano inteiro e vai ter muita gente se denominando "NegoLoro ou NegaLora". Isso não é certo, só mata a nossa luta, a luta do povo preto!!
Por fim, o que essa capa significa para mim: uma ignorância tremenda em relação ao que está acontecendo com os jovens pretos do Brasil. A gente ta se revoltando, e daqui a pouco nossa revolta será maior que a nossa morte, e ai eu quero Casa Grande lançar alguma coisa chamada NegaLora.
Aguardem.

You May Also Like

0 comentários